ACPL Engenharia

Gestão da produtividade ou você faz bem feito ou está fora

Partindo do princípio que GESTÃO consiste no ato de gerir e que PRODUTIVIDADE se define como a condição do que é produtivo atrelado à capacidade de produzir, o conceito de gestão da produtividade fica mais claro – gerenciar em quais condições se produz e qual a capacidade de produção instalada.

Definido o conceito da atividade, segue a etapa do processo de análise e monitoramento contínuo.

Para fazer o controle diário da produtividade, como é aplicado no Grupo Acoplation, é necessário conhecimento e grande sensibilidade na análise dos dados e no estabelecimento das metas. O número friamente gerado possui uma série de variáveis que devem ser consideradas durante todo o processo, para que seja sempre aferido com base em um target palpável. São pontos consideráveis por exemplo:

– Quantidade de funcionários;

– Horas trabalhadas;

– Volume de produção;

– Índice de absenteísmo.

Para que essa gestão seja realizada de maneira mais assertiva, deve incorporar como base três procedimentos:

– A medição da produtividade;

– A identificação e análise dos pontos críticos e gargalos;

– A definição e aplicação de propostas de superação desses gargalos.

Onde no ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é realizada a medição da produtividade durante a execução, a identificação e análise dos pontos críticos durante a verificação e a aplicação de propostas de superação dos gargalos, no momento da ação.

O Grupo Acoplation afere diariamente a produtividade atingida em todas as operações através da aplicação da Curva S. Ferramenta essa que, apresenta informações gerenciais para acompanhamento de produção e sinaliza o contraste entre desvios apresentados, comparando o previsto e o realizado.

A análise dessa representação permite que seja facilmente avaliada como está a produtividade ao longo do período em apuração, capaz de oferecer subsídios para tomadas de decisões mais assertivas.

Através da aplicação deste modelo de gestão, com controle eficaz e envolvimento de todos dentro do processo, é possível traçar metas tangíveis, para atingir maior produtividade durante a montagem e desmontagem de andaimes e atender, com excelência, todos os procedimentos e normas de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *