ACPL Engenharia

Gestão de Pessoas: um olhar estratégico do Recursos Humanos

Ter a consciência da importância de fazer uma boa Gestão Estratégica de Pessoas é o que decide o quão a empresa está preparada para crescer.

Segundo Idalberto Chiavenato, um grande autor brasileiro da área de Administração de Empresas e de Recursos Humanos, a empresa é um lugar para as pessoas concretizarem os seus objetivos e para elas ajudarem a empresa a alcançar suas metas, é um lugar de troca.

Ter um trabalho voltado para o desenvolvimento dos empregados é uma ação de grande responsabilidade para a empresa prosperar. Passar a enxergar o empregado como um capital ativo é antes de tudo um olhar humano. São as pessoas que constroem resultados, buscam melhorias, resolvem problemas e inovam. Identificar cada perfil, desenvolver talentos, mudar hábitos, melhorar processos e analisar dados reais para tomar decisões assertivas, isso é atuar como um RH Estratégico.

Mas como atuar estrategicamente?

Destacamos alguns pontos principais que fazem parte da rotina de um setor de Recursos Humanos Estratégico, de acordo com Chiavenato:

Cumprir a missão da empresa: Este é o principal objetivo para atuar a Gestão de Pessoas, trabalhar a equipe para alcançar o resultado a que todos se propuseram.

Construir a melhor equipe: Como o foco maior é desenvolver pessoas, trabalhar a cultura corporativa é fundamental para aderência aos valores e processos da empresa.

Incentivar a inovação: Desenvolver profissionais e reter talentos é trabalhar diretamente a competitividade da empresa no mercado.

Proporcionar um ambiente colaborativo: Zelar por um ambiente de aprendizagem e troca, possibilitar oportunidades de crescimento do empregado com treinamentos e cursos também faz parte do crescimento da empresa.

Trabalhar o recurso humano de uma forma estratégica e analítica, cumpre um papel de suporte a liderança e tem total importância na produtividade e na rentabilidade da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *