A gestão de obra tem grande responsabilidade na sobrevivência da empresa, é o elo entre a satisfação do cliente, a sinergia da equipe em campo e o alcance das metas.
Com o aumento da competitividade, a partir da diminuição da margem de lucro, as empresas perceberam a necessidade de adotar novas práticas de gestão e métricas de resultados. Por meio de novas tecnologias ou por maior engajamento da equipe, o foco é reduzir custos e prejuízos e aumentar a produtividade.
Mas o que esperar da gestão de obra?
A gestão passou de um conjunto de atividades para um processo estruturado e alinhado com o planejamento estratégico da empresa. Hoje, a gestão de obras deve ter expertise no gerenciamento do projeto, quanto no processo estrutural financeiro do negócio.
Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerir profissionais com formações e funções diversas. É imprescindível atuar com custos, contratos, prazos e com gestão de pessoas.
De acordo com o relatório PM Survay.org (PMI,2012), vários pontos são listados como principais problemas no gerenciamento de um projeto:
1. Não cumprimento dos prazos estabelecidos;
2. Escopo não definido adequadamente;
3. Constantes mudanças de escopo;
4. Estimativas incorretas ou sem fundamento;
5. Riscos não avaliados adequadamente;
6. Problemas de comunicação;
7. Não cumprimento do orçamento estabelecido;
8. Falha de Recursos Humanos;
9. Problemas com fornecedores;
10. Mudanças de prioridade constantes ou falta de prioridade;
11. Falta de definição de responsabilidades;
12. Falta de apoio na alta administração;
13. Falta de competência para gerenciar projetos;
14. Falta de ferramenta de apoio.
“Os engenheiros precisaram dar atenção ao planejamento dos cronogramas de custos e receitas, visando ser o mais assertivo possível no provisionamento de curto e médio prazo, com intuito de minimizar riscos de não alcançar a margem de contribuição mínima esperada de um projeto”, comenta Rander Souza, Gerente Nacional de Obras do Grupo Acoplation.
Uma boa gestão deve atender as metas financeiras da empresa, garantir a qualidade dos serviços conforme a expectativa do cliente, para contribuir no fortalecimento da marca, aumentando as chances de inserção de novos investimentos e novos contratos.