ACPL Engenharia

O mercado de andaimes na mineração

Em primeiro lugar, antes de falar sobre andaimes e suas peculiaridades em relação a montagem, produtividade, segurança e melhores práticas, é necessário entender o mercado da mineração no Brasil de uma forma ampla.

Trata-se de um mercado exportador que compete com grandes players globais, devido a isso sofre com desvantagens estruturais do país, segue exemplo:

– O produtor brasileiro tem o custo em torno de U$18/ton para entregar o seu produto na Ásia, o maior mercado consumidor.

– O produtor australiano, maior concorrente do mercado brasileiro, trabalha com o custo de U$8/ton.

São pontos consideráveis também as barreiras políticas e ambientais que permeiam novas licenças, gerando atraso e elevando ainda mais o custo dos projetos.

Acompanhando o movimento, os setores de suprimentos e operações dentro das empresas de mineração, buscam sempre prestadores de serviços que ofereçam não apenas qualidade, mas também produtividade e redução de custos. Vencer as dificuldades competitivas que o ambiente externo proporciona é o maior desafio. Por isso, por melhor que seja a solução de andaimes propriamente dito, os esforços precisam estar sempre direcionados para o desenvolvimento de diferenciais competitivos para produtos/serviços.

Ressaltando pontos de atenção ao cenário atual, algumas ações principais podem ser destacadas e atuadas como diferenciadores:

– A Abordagem cliente a cliente é fundamental, com análise personalizada de cada contrato, para oferecer soluções específicas para cada necessidade, seja planta, mina ou usina, em que a redução dos riscos entre as partes possa ser dividido e contratualmente excluído dos preços. Uma solução personalizada de planejamento e segurança, bem como um contrato de tempos e materiais, trazem soluções importantes e geram valor agregado, já que o preço é sempre um gargalo para o cliente.

– Em se tratando de ambiente competitivo, vários pontos podem ser trabalhados para aumentar os índices produtivos e por consequência transformar as estratégias em preços mais competitivos no mercado. No Grupo Acoplation os fatores a serem trabalhados são condensados pelo setor de Planejamento e levados para as discussões mensais nas reuniões do Comitê de Produtividade, que tem como responsabilidade divulgar e garantir as melhores práticas em todos os canteiros dos nossos clientes.

– Referente a processos e capacitação, há a necessidade de implementação de projetos inovadores direcionados para equipamentos, ações que facilitem a montagem e a otimização do tempo. No Grupo Acoplation, em se tratando de Andaime Flex, o trabalho é sob índices produtivos reais que podem chegar a 17%, sem qualquer perda em qualidade e segurança. Processo esse que tem análise e acompanhamento diário, através de ferramentas e knowhow de mercado.

No Grupo Acoplation a estratégia é associada ao cliente sempre, com foco em soluções intrínsecas as suas necessidades, para gerar resultado. Diante disso, é vital estar atento as mudanças de cenário e se adaptar a um mercado cada vez mais técnico e competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *