ACPL Engenharia

Planejar para conquistar

Fim de ano chega e para o Grupo Acoplation é época de trabalhar no Planejamento Estratégico. Esse é o momento de definir a direção da empresa, fazer Benchmarking, análise de SWOT e posteriormente estabelecer metas e objetivos. Fase de intensa avaliação e discussão de cenários e expectativas.

Mas para alcançar os objetivos definidos, a estratégia precisa ser estruturada em projetos e planos de ações, que estejam claramente alinhados com todos os empregados e que possam ser devidamente trabalhados.

Para a construção do Planejamento Estratégico é necessário total envolvimento do time composto em cada uma das três etapas, são elas:

  • Análise:

Diagnóstico do contexto atual da empresa, como gestão, estratégia vigente, mercado, dentre outros pontos.

Análise da ideologia – Missão, Visão, Valores e Negócio, Linha de Visão e ambiente interno e externo, os quais são direcionadores para o PE.

  • Formulação:

É o momento de:

. Desenhar o Mapa Estratégico;

. Construir os Painéis de Bordo (Indicadores, metas e respectivos responsáveis);

. Estabelecer Iniciativas Estratégicas (Planos de ações e projetos);

. Fazer uma análise de SWOT a partir dos objetivos estratégicos.

Com o contrato de resultados finalizado ao final desta etapa, é hora da assinatura do compromisso com a alta e média gestão.

  • Acompanhamento:

Como foco para a excelência, é realizada mensalmente a AGM, reunião para avaliação de desempenho dos indicadores previamente definidos, em caso de não cumprimento das metas os FCAR´s são aplicados.

Seguindo uma metodologia de sucesso no controle dos processos e resultados, o Grupo Acoplation trabalha em parceria com a Fundação Dom Cabral na construção do Planejamento Estratégico há vários anos, desenvolvendo uma visão mercadológica ampla e inovadora.

“É nítida a evolução dos processos internos da empresa após a parceria com a FDC e o início do programa PAEX, o amadurecimento vem sendo desdobrado em todos os níveis.”

Gerente de BackOffice, Rafael Tavares.

Planejar antes de agir é reduzir riscos, desperdícios e aumentar consideravelmente as chances de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *