ACPL Engenharia

Produtividade na Era da Conectividade

Atualmente a produtividade é um assunto que está em alta não somente no ambiente corporativo e acadêmico como também na sociedade em geral. Isso se deve ao fato do mundo atual estar em constante mudança e exigir aprendizado contínuo. Um importante reflexo disso é que o mercado de trabalho, que valoriza cada vez mais profissionais capacitados e produtivos tanto nos quesitos técnicos como relacionais.

A quantidade de informações que somos expostos constantemente aumenta ano a ano. Isso, apesar de parecer benéfico pode resultar no efeito contrário, já que essa quantidade de informações pode limitar a nossa capacidade de foco e processamento das mesmas. Sendo assim, tarefas que antes eram rotineiras e de fácil desenvolvimento, podem levar mais tempo ou apresentar maior grau de dificuldade para serem realizadas. Esse fato levanta questões latentes sobre como conseguir conciliar todas as tarefas, desenvolver com qualidade e dentro do prazo. Distrações constantes como celular e redes sociais, de certa forma, respondem as perguntas de porque não conseguirmos realizar todas as tarefas do dia sendo assim menos produtivos (ou menos atentos).

Nosso cérebro, apesar de ter uma poderosa capacidade de processamento, consegue adicionar à memória uma quantidade limitada de informações. Por isso, o foco é tão importante para a produtividade; uma distração pode fazer com que demore mais tempo para recuperar o rendimento anterior.

Outro ponto que traz, de fato, mais facilidade e conhecimento acessível são as ferramentas disponíveis na palma da mão. São aplicativos com diversas funcionalidades que prometem maior rendimento, materiais de leitura, além da conectividade com pessoas para tratar dos assuntos corriqueiros ou solucionar desafios. Se não utilizarmos todas as ferramentas e informações de maneira realmente efetiva, estaremos sendo ainda mais improdutivos.

A falsa sensação de rendimento máximo está acabando com o foco necessário para a verdadeira alta produtividade. Ser realmente eficiente não está ligado somente a quantidade de tarefas que você diz que é capaz de fazer ao mesmo tempo, mas sim a quantidade de tarefas que você consegue entregar com qualidade e dentro do prazo, se possível com melhorias.

Na operação não é diferente, o foco na atividade é fundamental para que os colaboradores tenham a produtividade prevista e necessária para a entrega das demandas com qualidade e dentro do prazo estipulado e com segurança. Se não há foco, disciplina e conhecimento da hora certa de utilizar as ferramentas e estabelecer comunicação o resultado é o mesmo, a ilusão de alta produtividade.

Como podemos ter maior rendimento, maior produtividade ou aumentar nosso foco? Algumas dicas são importantes:

– Devemos dosar a utilização de tecnologias;

– Saber a hora certa de responder e-mails, mensagens e ligações;

– Manter-se um tempo afastado de redes sociais e distrações;

– Focar no que é importante e prioritário.

Portanto, devemos ter em mente que é necessário uma pausa e ajuste do foco para termos índices satisfatórios de produtividade. Afinal, somos seres humanos e necessitamos do nosso tempo de descanso para recuperar nossa capacidade, raciocínio e energia.

Texto: Ernesto Poli (Coordenador de Obra ACPL Engenharia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *