ACPL Engenharia

Quais são as vantagens e como funcionam os Andaimes Industriais

A redução de custos no setor industrial, reflexo do cenário político-econômico atual, dá-se, além de outros fatores, através do incremento de novas tecnologias que otimizam os processos construtivos e de manutenções. No planejamento para execução de uma obra, deve-se optar entre várias possibilidades quanto à realização de um serviço: uso de diferentes equipamentos, materiais ou técnicas.

Entre as opções de equipamentos auxiliares com inovações tecnológicas, destacam-se os andaimes multidirecionais com sistema de encaixe e seus impactos sobre os processos construtivos. Estes alcançaram um nível de inovação tecnológica que resultou em ganho de produtividade de até 25% nas montagens e de segurança nos trabalhos em altura, nunca antes vistos.

No meio industrial, onde as plantas são extremamente verticais, caso de plantas de mineradoras, cimenteiras, papel e celulose, bioenergia, óleo e gás, e outras, tem-se um histórico significativo da utilização de andaimes industriais frente à outros métodos de acesso. Características inerentes às plantas industriais como grandes alturas, inclinações e desníveis, instalações densas e com alto índice de interferências, apontam o andaime como principal método de acesso seguro se comparado às plataformas de trabalho aéreo, balancins, etc.

Os acessos por meio de andaimes industriais, tradicional e historicamente são feitos através do sistema de tubo/abraçadeiras ou andaime tubular. É uma tecnologia relativamente antiga, mas altamente difundida e adotada nas rotinas de manutenções industriais e na construção civil pesada.

As principais vantagens do sistema de andaimes tipo tubular ou tubo/abraçadeira são:

  • Capacidade de montagem dos andaimes em qualquer geometria devido à versatilidade nos ajustes;
  • Capacidade de montagem dos andaimes não somente apoiados, mas também suspensos, em estruturas preexistentes;
  • Capacidade de tanto os montantes quanto as longarinas serem montadas em quaisquer angulações;
  • Obedece às diretrizes das Normas de Segurança que regem a utilização de andaimes – NR 18 e NBR 6494;
  • Pode ser montado em áreas com muita interferência em virtude das abraçadeiras e tubos formarem um sistema de ajuste de acordo com a necessidade do acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *