ACPL Engenharia

Trabalhe a complexidade do seu escopo e defenda o seu projeto

Segundo o PMBOK, guia de gerenciamento de projetos, afirma que um Projeto é o esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo e o escopo consiste nas definições do trabalho a ser realizado para entrega final destes. Sendo assim, conhecer todas as particularidades e as etapas é primordial para definir as funções e características do escopo, decisão essa que impacta diretamente no custo, qualidade e resultado do projeto.

Esses são alguns passos que estruturam um escopo adequado:

·         Entenda a sua demanda:

Nessa etapa é necessário um levantamento da demanda realizada em área para entender a produtividade das atividades ligadas ao segmento e ao projeto executivo.

Isso pode ser feito com base nos históricos de cada planta, ou através de um levantamento periódico de dados, que irão projetar uma estimativa de demanda que servirá como valor base para o início de projeto.

·         Convide um especialista:

Sabemos que o mercado busca cada vez mais profissionais que apresentam um perfil capaz de mesclar competências e desenvolver um amplo conhecimento em diversas áreas. No caso de um projeto específico é importante que tenha ao seu lado uma empresa especialista, pois juntos podem desenvolver um escopo ideal para o projeto.

visita técnica é um ponto fundamental nessa etapa, obtém uma imagem real da área, o nível de complexidade das atividades da empresa e o segmento de atuação da mesma no mercado.

·        Defina a modalidade da contratação:

Existem as seguintes modalidades para a contratação de demanda relacionada à atividade de andaimes: verba fixa, homem hora, guarda chuva, produtividade/produção. Na escolha entre as modalidades deve-se levar em consideração as variáveis como demanda, produtividade e objetivo do projeto.

É importante entender que uma mesma empresa que atua em um mesmo segmento pode possuir demandas e objetivos diferentes para a atividade de andaimes, neste caso é possível personalizar o modelo de contratação de acordo com a área de atuação.

Conhecer profundamente o projeto é imprescindível para reduzir os gastos, direcionar os esforços e adequar o projeto a modalidade que mais se encaixa a ele, aumentando não somente a qualidade, mas também a confiabilidade do escopo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *